Artigo

  • Home /
  • Você está em Grupo BIM Londrina
Generic placeholder image

Grupo BIM Londrina

Grupo BIM Londrina

 

A Engenharia de Projetos assumindo um novo patamar.

 

Idealizado pelo Engenheiro Eletricista Brazil Alvim Versoza e pelo consultor da construção civil do Sebrae, Ricardo Magno da Silva, o Grupo Bim Londrina surgiu no final do ano de 2016 como uma iniciativa pioneira: criar um grupo de estudo multidisciplinar para implantação dos processos e ferramentas de plataforma BIM nos escritórios de engenharia participantes.

 

A crise econômica vivida nos últimos anos, afetou o setor da construção civil de uma maneira como há tempos não se via, e “é no período de crise que precisamos nos reinventar”, foi com esse pensamento que Versoza identificou ser este o melhor momento para iniciar este movimento. A ideia encontrou eco entre diversos profissionais que aceitaram o desafio de iniciar este trabalho.

 

Entre as 12 empresas participantes estão escritórios de Projetos de Estrutura, escritórios de Projeto de Prevenção de Incêndio e Instalações Hidrosanitárias, escritórios de Projetos de Instalações Elétricas e de Telecomunicações. Dois pontos levaram à escolha das empresas, o primeiro devido ao grande volume de projetos que os mesmos elaboram em nível local e nacional, e o segundo pela possibilidade de um trabalho multidisciplinar simulando as reais situações que o processo traria a cada empresa.

 

O primeiro passo após a formação do Grupo BIM Londrina foi a elaboração do Planejamento Estratégico, apoiado pelo SEBRAE. O Planejamento Estratégico definiu a forma de atuação do Grupo quanto aos seus objetivos, missão, visão e também o cronograma de implantação do BIM nos diversos escritórios.

 

Após a conclusão do planejamento foi contratada a primeira consultoria junto ao Sebraetec, cuja demanda principal foi diagnosticar para cada empresa, o estágio em relação aos recursos humanos e tecnológicos em que as mesmas se encontravam, apresentando na sequência o conceito inicial do processo BIM. No escopo desta consultoria, também foi incluída a elaboração de um template personalizado para atender as necessidades básicas de cada escritório.

 

O grupo iniciou em julho/2018 a segunda fase de consultoria, onde será desenvolvido um projeto piloto com os serviços de consultoria e coordenação técnica do processo BIM incluindo duas etapas: Concepção ou estudo preliminar que visa estabelecer as políticas de modelagem de forma consensual com a equipe, através da elaboração do documento BIM Mandate (gerenciamento da integração), através do qual estarão indicados os escopos de cada disciplina, o plano de disseminação do conhecimento, identificação dos riscos e oportunidades para a compatibilização; Definição técnica ou projeto básico e desenvolvimento técnico ou projeto executivo são duas sub-etapas que incluem os processos de execução, monitoramento e controle do projeto piloto, envolvendo as atividades de análise dos modelos, elaboração de relatórios das interferências, reuniões presenciais para apresentação dos modelos, revisão do cronograma, avaliação das possíveis alterações do projeto piloto que impliquem em mudanças de custos e encerramento dos trabalhos.

 

Este trabalho em grupo tem sido uma excelente oportunidade para os profissionais envolvidos. Nas reuniões rotineiras do grupo é comum a manifestação de que a troca de experiências entre os escritórios é a mais rica contribuição que chega a cada empresa, além é claro da assimilação deste novo conceito no processo de elaboração de projetos.

 

Após um ano e meio do início deste grupo podemos dizer que o BIM já é uma realidade e que Londrina já tem profissionais preparados para atender a esta demanda.

 

Compartilhe

0 Comentários
Deixe seu comentário