Artigo

  • Home /
  • Você está em BIM: A evolução da engenharia
Generic placeholder image

BIM: A evolução da engenharia

A Engebrazil, que é protagonista no uso desta ferramenta em Londrina, reconhece a eficiência de envolver tecnologia em projetos elétricos.

Assim como em tantos outros segmentos ao redor do mundo, a tecnologia tem revolucionado os trabalhos realizados dentro da engenharia. Com o avanço tecnológico, produtos, recursos e equipamentos foram desenvolvidos com o objetivo de tornar os projetos mais reais, mais aplicáveis e mais eficientes.

Por isso, esses também são os objetivos do Building Information Model (BIM), que pode ser traduzido por Modelo da Informação da Construção. Talvez você já tenha escutado este termo, sabe que está ganhando espaço nas engenharias, mas, ainda não entendeu ao certo qual a sua aplicação nos trabalhos reais.

Por isso, nós vamos explicar de que maneira ele impacta e colabora para o desenvolvimento dos projetos elétricos.

O que é BIM

O BIM funciona como uma construção virtual equivalente a uma construção real. Ele é capaz de projetar, analisar e controlar todos os processos envolvidos em uma obra. Ou seja, ele inclui tudo aquilo que é necessário para a construção, integrando os diversos projetos que a envolvem.

Com ele, torna-se muito mais fácil ter informações precisas das atividades, proporcionando mais exatidão na execução do edifício. Assim, é possível perceber quais são as necessidades a partir de então, como mudanças em projetos, compra de materiais extras, entre outros detalhes que deem apoio à obra.

Seu objetivo é colaborar com as decisões dos projetos, comparando as opções e os modelos existentes e permitindo identificar o que pode, futuramente, ser um problema. De certa forma, podemos dizer que a tecnologia BIM antecipa as incompatibilidades entre projetos, que podem gerar atrasos e más execuções.

Como funciona

Ao armazenar todos os dados em um único arquivo, cada modificação será replicada em todas as plantas e elevações. Além de servir como documentação de todo o projeto, também garante segurança para a construção, já que identifica o impacto de uma pequena mudança em todos os aspectos da obra.

Benefícios da tecnologia

O BIM possui uma colaboração direta para o desenvolvimento de projetos de engenharia. Dentre os benefícios, podemos perceber:

  • Minimização de riscos;
  • Agilidade e confiabilidade nas compatibilizações;
  • Melhor gerenciamento dos trabalhos;
  • Mais sustentabilidade para a obra, já que possibilita a análise do consumo de energia;
  • Comunicação mais assertiva dentro do projeto;
  • Redução de trabalhos inviáveis ou que gerem desgaste.

BIM na Engebrazil

A Engebrazil é protagonista no uso deste avanço em nossa região. Apesar de a tecnologia BIM ainda não ser uma realidade em todas as empresas de engenharia elétrica, nem do Brasil, muito menos da região Norte do Paraná, nossa equipe visou a importância de instaurar uma nova ferramenta que agregasse na realização do nosso trabalho e no resultado entregue ao nosso cliente.

O BIM já está integrado na metodologia utilizada em nossa empresa e contribui para a realização de diversos projetos.

Compartilhe

0 Comentários
Deixe seu comentário